logo-sgi

Seja Bem vindo ao Autoatendimento da UDIC - Unidade de
Dados, Informações e Conteúdo

help

Pedidos e Suporte

question

Perguntas Frequentes

list

Glossário UDIC

Dúvidas Frequentes

O que é Tableau?

É um aplicativo para exploração e análise de dados, e que permite apresentação em formatos de tabelas, gráficos, mapeamento de dados em coordenadas de latitude e longitude, conecta à diversos tipos fonte, inclusive Big Data.

Como solicito acesso aos aplicativos Tableau, Cognos e MicroStrategy

Tableau, Cognos e MicroStrategy estão disponíveis via web, e para obter acesso é necessário enviar uma CI ou Ofício contendo:

  • Órgão/Secretaria, Coordenadoria e a Unidade/Setor
  • Login da rede
  • Nome completo
  • Endereço de e-mail
  • Telefone para contato
  • Assunto(s) que deseja trabalhar no aplicativo.

A solicitação deverá vir com a anuência da chefia imediata ou do Gestor da Órgão/Secretaria.

Como solicito acesso ao aplicativo GQL?

O solicitante deverá preencher e encaminhar à SGI o Termo de Responsabilidade de Acesso – Modelos GQL, que deverá ter anuência da SAT/SEFAZ.

Como posso aprender Tableau?

  • O site do Tableau disponibiliza vídeoaulas traduzidos para o Português e podem ser acessadas gratuitamente.
  • Ainda no site do Tableau, outros materiais de treinamento estão acessíveis a partir do endereço http://www.tableau.com/pt-br/learn
  • Vídeoaulas dos treinamentos ministrados na SGI foram gravados e estão disponíveis no endereço de rede \\s047\EVENTOS_SGITEC\Tableau.
  • Você pode solicitar um treinamento, que será realizado quando houver fechamento de turma através do nosso formulário de autoatendimento.
  • Para quem já usa o Tableau e tem dúvidas de como criar ou corrigir algum painel poderá participar do evento semanal “Parle Tableau” que ocorre todas as quintas-feiras das 09h às 10h:30, na Sala IV da SGI.

O que é o "Parle Tableau"?

É um canal de comunicação entre o usuário do Tableau e a equipe de suporte Tableau da UDIC/SGI, que visa tirar dúvidas e buscar melhorias na utilização da ferramenta.

Como posso enviar minha dúvida ao Parle Tableau?

Envie seu questionamento para o e-mail parle_tableau@fazenda.ms.gov.br.

É necessária a instalação de aplicativo para usar o Tableau, Cognos ou MicroStrategy?

Não, o acesso será efetuado através link : www.indicadores.ms.gov.br utilizando preferencialmente Internet Explorer 11 ou superior. Outros navegadores como Mozilla Firefox ou Chrome poderão apresentar alguma dificuldade de funcionamento ou formatação.

Glossário UDIC

Tableau

Aplicativo para visualização, exploração e análise de dados em interface amigável e rica em recursos.

Alfresco

É um aplicativo de Gestão de Conteúdo Empresarial (ECM) multiplataforma (Windows e Unix/Linux) de código aberto. O Alfresco se propõe como uma alternativa para o gerenciamento de documentos, arquivos, colaboração e também conteúdos web. É desenvolvido em Java, e tem como estratégia prover escalabilidade modular para o gerenciamento de documentação corporativa.

Bancos de Dados

Coleções organizadas de dados Inter-relacionados.

BI

Pode ser traduzido como inteligência de negócios, ou inteligência empresarial. Isto significa que é um método que visa ajudar as empresas a tomar as decisões inteligentes, mediante dados e informações recolhidas pelos diversos sistemas de informação. O software de business intelligence é um tipo de aplicação projetado para recuperar, analisar, transformar e relatar dados para suporte à decisão.

Big Data

Este termo refere-se a um grande conjunto de dados armazenados. Diz-se que o Big Data se baseia em 5 V’s: velocidade, volume, variedade, veracidade e valor. Big Data é um termo amplamente utilizado na atualidade para nomear conjuntos de dados muito grandes ou complexos, que os aplicativos de processamento de dados tradicionais ainda não conseguem lidar.

Cognos

É um conjunto de ferramentas de BI para relatórios, análises, scorecarding e monitoramento de eventos e métricas.

Data Discovery

É um processo orientado pelo usuário de busca de padrões ou itens específicos em um conjunto de dados. Os aplicativos de Data Discovery usam ferramentas visuais, como mapas geográficos, tabelas dinâmicas e mapas de calor para tornar rápido e intuitivo o processo de encontrar padrões ou itens específicos. A descoberta de dados pode alavancar as técnicas estatísticas e de mineração de dados para atingir esses objetivos.

DW

Data Warehouse é um armazém de dados, ou ainda depósito de dados, é utilizado para armazenar informações relativas às atividades de uma organização em bancos de dados, de forma consolidada. O desenho da base de dados favorece os relatórios, a análise de grandes volumes de dados e a obtenção de informações estratégicas que podem facilitar a tomada de decisão. O data warehouse possibilita a análise de grandes volumes de dados, coletados dos sistemas transacionais. São as chamadas séries históricas que possibilitam uma melhor análise de eventos passados, oferecendo suporte às tomadas de decisões presentes e a previsão de eventos futuros.

ECM

Gestão de conteúdo corporativo, conhecido pelo acrônimo ECM – Enterprise Content Management, é o meio formal pelo qual se gerenciam os documentos e demais conteúdos ligados aos processos da organização. Contempla diversas fases, tais como: criação/captura, armazenamento, versionamento, indexação, gestão, limpeza, distribuição, publicação, pesquisa e arquivamento, relacionando os conteúdos com processos de negócio.

ETL

É um processo de Extração, Transformação e Carga (Extract, Transform, Load – ETL) que envolve extração de dados de fontes externas, transformação dos dados para atender às necessidades de negócios e carga dos dados.

GQL

Aplicativo de consulta a dados e geração de relatórios que facilita acesso, análise e apresentação de dados.

Hadoop

É uma plataforma de computação distribuída voltada para clusters e processamento de grandes massas de dados. Foi inspirada no MapReduce e no GoogleFS (GFS). Trata-se de um projeto da Apache Software Foundation de alto nível, que vai sendo construído por uma comunidade de contribuidores e utilizando a linguagem de programação Java.

MiroStrategy

É uma plataforma que suporta painéis interativos, scorecards, relatórios formatados, consulta ad hoc, indicadores, alertas e distribuição automatizada de relatórios.

Netezza

A IBM Netezza é um appliance de data warehouse de alto desempenho e contém aplicativos avançados de análise, incluindo armazenamento de dados corporativos, inteligência de negócios, análise preditiva e planejamento de continuidade de negócios. A arquitetura proprietária AMPP (Asymmetric Massively Parallel Processing) da Netezza é um sistema de duas camadas projetado para lidar rapidamente com consultas muito grandes de vários usuários.

Pentaho

Solução de BI de código aberto desenvolvido em Java, que provê modelos multidimensionais para análise, bem como componentes de serviços de integração de dados, construção de painéis e mineração de dados.

Portal de Indicadores

Site do Poder Executivo do Estado de MS que publica indicadores de desempenho da Administração Pública.

Qlikview

Aplicativo de análise e visualização de dados e com tecnologia patenteada de associação de dados em memória.

SPSS

Aplicativo amigável que serve para análise estatística de dados, e que permite realizar cálculos complexos e visualizar resultados de forma simples e autoexplicativa.

SSIS

SQL Service Integration Services é uma ferramenta utilizada para ETL e está disponível juntamente com Microsoft SQL Server para integração e migração de dados.

SSRS

SQL Server Reporting Services é uma ferramenta utilizada para geração de relatórios e está disponível juntamente com Microsoft SQL Server. Permite aos usuários gerar relatórios de forma rápida e fácil.